O Símbolo e a Bandeira

A república Ninho do Amor nasceu no final dos anos 50. Passando pelos anos de 1960  onde tomou consistência sendo assim adquirida pela universidade como é apresentado no texto da História da República.

Neste momento surge a primeira versão da “placa” da república não sendo um símbolo mas sim uma gravura de pássaros no ninho.



Em seguida nos anos 70 a identidade do Ninho foi tomando forma. Neste período, o mundo esta no auge da revolução comportamental dos jovens. Estávamos na era clássica do Rock (Beatles, Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin e outros) e dos festivais de Woodstock), o homem tinha acabado de pisar na lua, usava-se calças boca de sino, o mundo se via tomado por disputas de poder e guerras, era a época da Guerra Fria, da Gerra do Vietnã. Um sentimento de necessidade de paz tomava conta dos jovens do mundo todo, que incitavam a contracultura em sintonia com as esperanças de uma harmonia social. Não era difícil encontrar no pescoço dos jovens o símbolo de paz do movimento Hippie.

 

Nesta fase o símbolo foi quase que naturalmente sendo representado por uma figura de um pássaro refletido. Com a necessidade de consolidação dos elementos da sua identidade, os moradores da época entre eles Belônio Hashizume, criaram o símbolo da República onde o amarelo e preto representam Ouro Preto, o formato redondo e simétrico claramente influenciado pelo símbolo da paz e o pássaro espelhado representando a característica marcante dos ex-alunos e moradores do Ninho.

 

A partir disso foi criada a Bandeira do Ninho e sua confecção assim como muitas das realizações desta república está registrada no Livro de Atas da República cujo trecho esta apresentado abaixo.

 

 

 

Nos anos seguintes foi confeccionada uma placa da República um tanto destoante do símbolo original. Após o episódio do Roubo da Placa, ocorrido em 2004, a placa atual com o símbolo original foi confeccionada e se encontra hoje ornamentando a fachada do Ninho.

 

 

    

 

Acervo

IMG-20150822-WA0023.jpg
  • Atenção Calouros

    A república Ninho do Amor oferece vagas para alunos de Engenharia e Computação. Apareça para conhecer nossa casa!!    

    Leia Mais
  • 1

Curiosidades

  • Coisas boas não são esquecidas

    Na vida algumas coisas nos surpreendem e nos encantam e uma delas é a República  Ninho do Amor. Sempre havia ouvido falar sobre as repúblicas de Ouro...

  • Rebelião em Vila Rica

    No ano de 1957, exatamente o mesmo ano de fundação do Ninho, Ouro Preto foi cenário para a gravação do filme "Rebelião em Vila Rica" que tratava da...

  • Romeu e Julieta

      No ano de 1980, o Ninho do Amor serviu de palco para as filmagens de um especial da Rede Globo. Trata-se da história de Romeu e Julieta, ambientada...

  • Claude Henri Gorceix e a Escola de Minas de Ouro Preto

    Episódio pouco lembrado, talvez por ter ocorrido fora do centro político nacional, da contribuição francesa à ciência e à cultura brasileiras foi à...