Coisas boas não são esquecidas

Na vida algumas coisas nos surpreendem e nos encantam e uma delas é a República  Ninho do Amor.

Sempre havia ouvido falar sobre as repúblicas de Ouro Preto e suas famosas festas, mas nunca soube da vida fantástica que pulsa dentro desses edifícios. Meu primeiro contato com esse inacreditável mundo foi na República Ninho do Amor.

1988. Carnaval.

Ao transpor a porta principal da República pude constatar a adequação do seu nome. Ninho= aconchego, calor, vida alegria, amizade, companheirismo. Havia me transformado em bicho, senti-me um novo pássaro sem nome.

Tornei-me conhecedora dos quadros dos ex-alunos, conheci alguns deles, escutei casos e mais casos, alegres e tristes. Participei das reuniões através das atas, tão bem redigidas que fazem do passado um presente constante.

E a partir daí pude partilhar de muitos momentos incríveis, formatura de Jumbo, Jacu e tanto outros, festa junina, aniversário da República, festa do Doze, alguns fins de semana em que não havia comemoração nenhuma. Como é bom chegar em Ouro Preto e rever a Ninho.

Aprendi a cantar o hino da República que me faz acordar “com saudade lá da Ninho”. Meu coração aprendeu que a Ninho não é um ninho vazio, mas um ninho repleto de amor, de história, de tradição, de vida, de gente, de ex-alunos saudosos, de Pássaros encantadores que apesar das diferenças vivem debaixo do mesmo teto, construindo a cada dia parte desse ninho.

 

Zoi é esposa do nosso Ex-aluno Luis Carlos Rossini (Kostinha) e assim como seu marido e filhos a muitos anos frequenta a república.

Acervo

IMG-20150822-WA0023.jpg
  • Atenção Calouros

    A república Ninho do Amor oferece vagas para alunos de Engenharia e Computação. Apareça para conhecer nossa casa!!    

    Leia Mais
  • 1

Curiosidades

  • Coisas boas não são esquecidas

    Na vida algumas coisas nos surpreendem e nos encantam e uma delas é a República  Ninho do Amor. Sempre havia ouvido falar sobre as repúblicas de Ouro...

  • Rebelião em Vila Rica

    No ano de 1957, exatamente o mesmo ano de fundação do Ninho, Ouro Preto foi cenário para a gravação do filme "Rebelião em Vila Rica" que tratava da...

  • Romeu e Julieta

      No ano de 1980, o Ninho do Amor serviu de palco para as filmagens de um especial da Rede Globo. Trata-se da história de Romeu e Julieta, ambientada...

  • Claude Henri Gorceix e a Escola de Minas de Ouro Preto

    Episódio pouco lembrado, talvez por ter ocorrido fora do centro político nacional, da contribuição francesa à ciência e à cultura brasileiras foi à...